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Dicas de Saúde

Cálcio em nosso corpo


A principal função do cálcio é a formação dos ossos e dos dentes, sendo também importante na coagulação sangüínea, na contração muscular e em outras funções. Na idade adulta, a absorção de cálcio começa a diminuir e se não garantirmos uma ingestão suficiente, alguns problemas podem ocorrer, como os ossos ficarem fracos e acontecer a diminuição de muitas funções importantes do organismo. A perda de massa óssea no ser humano começa por volta dos 50 anos e, nas mulheres, esta perda é ainda mais acentuada.

Estudos recentes também têm dado, cada dia mais, ênfase ao consumo de alimentos ricos em cálcio para a prevenção da obesidade. Parece impossível, mas não é. Estudos têm mostrado que pessoas que consomem maior quantidade de cálcio em sua dieta tendem a ter menor peso.

Não é maravilhoso isso? Mas deve-se tomar cuidado ao abuso de alimentos fonte deste importante mineral. Afinal, as principais fontes são os laticínios e, como sabemos, são, em geral, ricos não só em cálcio como em gordura.

Então, todo cuidado é pouco. Vale sim consumir maior quantidade destes alimentos para ter o resultado semelhante nos estudos, mas para isto, aconselha-se o consumo de leites e iogurtes e dos queijos magros, como o minas, o cottage e a ricota.

Além dos alimentos lácteos, o cálcio também está presente nos vegetais verde-escuros, como o espinafre, couve e brócolis. Algumas substâncias podem aumentar a absorção do cálcio -  a vitamina D é uma delas, que é encontrada em alguns peixes, na gema de ovo e, sobretudo, é obtida através da luz solar que penetra na pele.

Todo mundo sabe que o cálcio é muito importante para a nossa saúde, mas será que consumimos as quantidades adequadas deste mineral?

A recomendação diária para adultos é de 1000mg e, transformando este número em alimentos, deveríamos comer em torno de 1 copo de iogurte + 1 fatia de queijo + 2 copos de leite diariamente.


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