Pesquisa personalizada

Atitudes

Colesterol - Perguntas e Respostas


                                          


O QUE É O COLESTEROL?

O colesterol é uma substância gordurosa que está presente em nosso organismo no sangue circulante e é útil para a formação de estrutura das células humanas e de alguns tipos de hormônio.

À medida que envelhecemos, o colesterol vai se infiltrando na parede dos vasos que levam sangue ao coração e ao cérebro, formando placas de gordura que obstruem o vaso e dificultam a chegada de sangue rico em oxigênio a esses órgãos. As conseqüências disso são: aumento do risco de infarto do coração ( ataque cardíaco), derrame cerebral e de morte.

O colesterol é produzido em nosso próprio organismo pelo fígado e também provém de alimentos ricos em gorduras animais que ingerimos nas refeições como leite integral, gema de ovo, queijo amarelo e carnes gordas.

De cada 3 a 5 pessoas adultas, 1 tem colesterol alterado. Tratamentos voltados para reduzir o colesterol são fundamentais para diminuir o risco de doenças ligadas ao coração e aos vasos sangüíneos, tanto em pessoas que já sofrem de doenças cardíacas como entre as que se encontram sob risco de desenvolvê-las.

QUAIS TIPOS DE COLESTEROL QUE EXISTEM?
Normalmente nos preocupamos quando o nosso colesterol está elevado. Na verdade, existe um colesterol denominado LDL-colesterol ou colesterol ruim e um outro tipo considerado bom, denominado HDL- colesterol.

Além disso, é importante conhecermos outra partícula gordurosa denominada triglicérides, que muitas vezes está presente no sangue em quantidade elevadas e tem grande importância para a definição do risco de doenças cardiovasculares. Os triglicérides são considerados perigosos porque podem contribuir para a diminuição dos níveis do bom colesterol ( HDL-colesterol) e para a formação de um tipo ainda mais perigoso de mau colesterol, denominado LDL pequena e densa. A LDL pequena e densa é uma partícula bem pequena e rica em colesterol. Com isso, ela se infiltra na parede do vaso com mais facilidade e desenvolve uma doença conhecida como aterosclerose.

O QUE É HDL-COLESTEROL?
O HDL-colesterol é uma partícula do sangue conhecida como bom colesterol porque atua eliminando a gordura que foi depositada nas paredes dos vasos. Esse processo de limpeza é importante para prevenir o ataque cardíaco e o derrame cerebral.

QUAL O PAPEL DO HDL-COLESTEROL?
O HDL-colesterol atua principalmente na remoção do colesterol que se encontra na parede dos vasos sangüíneos e levá-lo até o fígado onde será eliminado junto com a bile, através do intestino. Esse é o único meio que existe para eliminar o colesterol do sangue.

QUAL A IMPORTANCIA DO HDL-COLESTEROL?
Como vimos, é muito importante aumentarmos os níveis de HDL-colesterol porque, ao contrário do que acontece com o mau colesterol, quanto mais alto estiver o HDL-colesterol, menor o risco de doenças cardíacas. Para cada 1 mg de aumento no nível de HDL-colesterol, o risco de infarto do coração diminui de 2% a 3%. Ou seja, aumentar o HDL-colesterol é tão importante quanto reduzir o LDL-colesterol.

QUAIS OS NÍVEIS IDEAIS DE HDL-COLESTEROL?
Recomenda-se que o HDL-colesterol esteja pelo menos acima de 40mg/dl no homem e de 50 mg/dl na mulher. No entanto, vale a idéia do quanto mais alto melhor. Desse modo, alguém que tenha HDL-colesterol de 90 estará bem mais protegido que aquele que tem níveis de apenas 45.

O HDL-COLESTEROL VARIA COM O SEXO?
Os níveis de HDL-colesterol podem ser mais baixos no homem, embora, na mulher, quedas menores do HDL-colesterol se relacionem com risco ainda maior de doenças do coração. É por isso que se recomenda que o HDL-colesterol na mulher seja mantido 10mg/dl acima do que se aconselha para o sexo masculino.

Voltar